15 anos depois: Saiba por onde andam 08 principais personagens de Titanic

Lançado em 1997, Titanic é um dos filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos. Escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron, o longa acumula superlativos: custou US$ 200 milhões, arrecadou US$ 2,1 bilhões, foi indicado a 14 Oscar e arrematou 11 deles. Relembre os principais personagens. 




01- Jack Dawson (Leonardo DiCaprio)
Jovem humilde, de Chippewa Falls, Wisconsin, ganha dois bilhetes para o Titanic em jogo de pôquer, minutos antes da partida do navio. Embarca na terceira classe junto com o amigo Fabrizio.
 
Curiosidade: Inicialmente outros atores foram considerados para a atuação: Chris O'Donnell, Billy Crudup e Stephan Dorff. Mas James Cameron achou não eram ideais para interpretar um rapaz de 20 anos de idade. Na época, a imprensa norte-americana noticiou que Tom Cruise demonstrou interesse no papel, porém seu alto salário impediu qualquer tipo de negociação. A sugestão pela escalação de DiCaprio, com 22 anos na época, veio da diretora de elenco Mali Finn. 

 Depois de Titanic: DiCaprio coleciona sucessos de público e crítica em filmes como Diamante de Sangue (2006), Foi apenas um Sonho (2008) e Inception (2010). Vale ressaltar que o ator também consolidou sua parceria com Martin Scorcese, em filmes como A Ilha do Medo (2010), Os Infiltrados (2006), O Aviador (2004) e Gangues de Nova Iorque (2002).


  
02- Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet)
Passageira da primeira classe, a jovem de 17 anos viaja junto com a mãe Ruth e com o noivo Caledon Hockley. Insatisfeita, ela se vê forçada a vivenciar um relacionamento para garantir à família uma condição econômica próspera.
 
Curiosidade: Gwyneth Paltrow e Claire Danes foram os primeiros nomes cotados para o papel. Mais uma vez, a diretora de elenco interveio e garantiu a chance para Winslet. O único impasse durante a produção do filme ocorreu durante as filmagens do naufrágio: a protagonista recusou-se a usar roupa térmica e acabou contraindo uma pneumonia.

Depois de Titanic: Entre os trabalhos destaque para Em Busca da Terra do Nunca (2004), Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), O Amor Não tira Férias (2006), Foi Apenas um Sonho (2008) e O Leitor (2008) - este último consagrou Winslet ao Oscar de Melhor Atriz.




03- Caledon Hockley (Billy Zane)
O arrogante e esnobe noivo de Rose é herdeiro de uma fortuna de aço em Pittsburgh.
 
Curiosidade: Mattew McConaughey era a opção número 1 de James Cameron. A imprensa hollywoodiana noticiou que a dupla não encontrou uma sintonia de ideias sobre o personagem. Quando testou Zane para o papel o diretor ficou impressionado logo na primeira cena e bateu o martelo. 

Depois de Titanic: Zane estrelou montagens pouco significativas, tais como Colega de Quarto (2011), Jogo pela Sobrevivência (2005) e O Diamante de Jeru (2001). A maior polêmica em que se viu envolvido foi em 1996: pouco antes de estrelar Fantasma, assumiu sua homossexualidade. A imprensa afirmou, na época, que os produtores do filme, creditavam a essa declaração o péssimo desempenho de bilheteria.




04- Ruth DeWitt Bukater (Frances Fischer)
É a mãe viúva de Rose que pressiona a filha para que se case com Caledon Hockley - uma estratégia assumida para a família manter o status entre a classe alta da sociedade.
 
Curiosidade: Fãs fervorosos do filme mostraram-se desapontados com a falta de desfecho da personagem. Uma das frases mais memoráveis é proferida por ela enquanto repreende a filha: "seu pai não nos deixou nada além de um legado de dívidas incobráveis ​​escondidas por um bom nome". 

Depois de Titanic: Apesar de estrelar filmes de pouca expressividade - Colega de Quarto (2011), No Vale das Sombras (2007), Leis da Atração (2004) - no teatro seus créditos são numerosos - o que também lhe rende convites para atuar em dramas em comédias na televisão. 



05- Margaret "Molly" Brown (Kathy Bates)
Desprezada por outras passageiras do navio, recebe a alcunha de "nova-rica" devido à fortuna repentina que conquistou. Amistosa com Jack Dawson, lhe empresta um smoking para que o garoto possa jantar com Rose.
 
Curiosidade: Foi inspirada em uma das mais populares passageiras a bordo do Titanic. Apelidada de "A Inafundável Molly Brown" ganhou notoriedade por tirar o comando do Bote Salva-Vidas 6 do contramestre Robert Hichens. 

É interessante notar que Kathy Bates foi o segundo nome pensado pela direção de elenco - Reba McEntire havia aceitado o papel de Molly Brown, mas devido a um conflito de compromissos, resolveu rejeitar o trabalho. 

Depois de Titanic: Desde que estrelou Tomates Verdes Fritos, em 1991, Bates é considerada uma das atrizes mais carismáticas de sua geração. Sua versatilidade para atuar em dramas e comédias lhe garantiu sucessos como Meia Noite em Paris (2011), P.S. Eu te Amo (2007) e As Confissões de Schmidt (2002). A consagração veio em 2012, quando venceu o Emmy pelo trabalho na série Two and a Half Men.




06- Capitão Smith (Bernard Hill)

O personagem é retratado como herói: a cena de sua morte é digna da sustentação de um mito. No entanto, diversos estudos apontam indícios de displicência da parte dele quanto aos alertas de icebergs, ao uso dos botes salva-vidas (que partiram com lugares vagos) e omissão sobre o naufrágio para os passageiros.
 
Curiosidade: Robert De Niro aceitou o convite para o papel, mas declinou do projeto pouco antes do início das filmagens porque descobriu uma infecção gastrointestinal. Na vida real, Edward Smith foi um oficial naval britânico que serviu como oficial comandante de muitos navios de passageiros operados pela White Star Line. 

Depois de Titanic: O ator bitânico estrelou outra grande produção: O Senhor dos Anéis - As Duas Torres (2002) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003). Recentemente trabalhou com Tom Cruise em Operação Valquíria (2008). Na TV mais um destaque: em 2006 foi indicado ao Emmy, na categoria Melhor Ator, por sua participação em A Very Social Secretary.




07- J. Bruce Ismay (Jonathan Hyde)
Passageiro da primeira classe, ele usa seu cargo como presidente da White Star Line, companhia que construiu o Titanic, para influenciar o capitão Smith a viajar o mais rápido possível. O objetivo é chegar à Nova Iorque antes do previsto, atraindo uma publicidade favorável para a empresa.
 
Curiosidade: Apesar de ser retratado como um dos responsáveis pelo acidente, não há evidências que comprovem que ele pressionou o capitão do navio para aumentar a velocidade - tampouco que tenha assumido uma postura covarde: no filme ele toma o lugar de mulheres e criancinhas no bote salva-vidas.
 
Depois de Titanic: Em geral, dedicou-se a produções do gênero aventura - A Múmia (1999), A Lenda da Lápide de Esmeralda (2006) e John Carter - Entre Dois Mundos (2012). 



08- Thomas Andrews (Victor Garber)
Bondoso e agradável, é chefe de construção naval na Harland and Wolf - companhia em que ele projetou o Titanic. Modesto acerca de sua grande realização, é ele quem mostra a tripulação, particularmente para J. Bruce Ismay, que há uma "certeza matemática" de que o navio vai afundar.
 
Curiosidade: Durante o naufrágio, ele teria ficado próximo a um relógio na sala de fumar da primeira classe, lamentado seu fracasso em construir um navio mais forte. Mas não se sabe como o verdadeiro Andrews morreu.
 
Depois de Titanic: Seu último trunfo no cinema é a interpretação do embaixador Kenneth D. Taylor, em Argo (2012) - vencedor do Oscar de Melhor Filme. Na TV, o destaque fica por conta de sua atuação na série Alias.

4 comentários:

  1. nossa o dicaprio,tá diferente em meu pai,ele era um galã antes,agora eu em envelheceu,mais também 15 anos é muito tempo,mais eu ainda continuo gostando do léo,só não acho que ele é aquele loiro bom e lindo de antes,mais ainda gosto dele,a house tá linda

    ResponderExcluir
  2. leo dicaprio ele era lindo mas tao lindo que si apaixonei mas agora esta muito velho tambem uns 15** ANOS ATRAS PRA2014 E MUITA DIFERENCA AINDA AMO ELE

    ResponderExcluir
  3. amei o filme titanic...espero novamente revelo o filme dele

    ResponderExcluir
  4. O melhor filme eu amo choro todas as vezes que assisto

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para fazer seus comentários!

AddToAny