Conheça 05 dietas de celebridades que você não deve fazer

Nem todas as pessoas procuram a ajuda de um profissional para seguir uma dieta adequada, e muitas delas acabam se espelhando nas celebridades para encontrar uma maneira rápida de emagrecer. Médicos britânicos, porém, alertam: algumas dessas dietas não funcionam e podem ser prejudiciais à saúde. Uma lista feita pela Associação Dietética Britânica (BDA, sigla em inglês) indicou as cinco piores dietas seguidas pelos famosos que devem ser evitadas.



01- Dieta do ar


A ideia é que o ar e a luz solar, e não alimentos e líquidos, são suficientes para sustentar uma pessoa. Celebridades como Michelle Pfeiffer e Madonna já afirmaram ter seguido a dieta – a tática descabida da cantora é olhar para um prato de comida e fingir que está ingerindo o alimento, quando na verdade está apenas “engolindo” ar. 

Embora seja verdade que ninguém é capaz de sobreviver sem ar fresco, nada justifica que uma pessoa considere seguir a dieta. “O fato básico é que todos nós precisamos de alimentos e líquidos na nossa alimentação para viver. 

Não há nada de bom que podemos dizer sobre a dieta do ar. Você pode estar certo que uma pessoa que se submeta a essa dieta vai emagrecer, mas também terá desnutrição, desidratação e risco de morte”, diz a lista da Associação Dietética Britânica (BDA).


02- Dieta do biótipo


No ano passado, o cantor Boy George citou essa dieta como a responsável pela sua perda de peso. A dieta estipula quais alimentos podem ou não ser consumidos por uma pessoa, além de recomendar exercícios físicos específicos e o uso de suplementos para emagrecer com base nas características d e seu organismo – como nos níveis hormonais e em quais partes de corpo a gordura é mais propensa a se acumular. Segundo a Associação Dietética Britânica, porém, a dieta do biotipo não tem embasamento científico, e as pessoas acabam emagrecendo simplesmente porque passam a ingerir menos calorias, se exercitar e a tomar suplementos.


03- Dieta sem glúten


Defendida por celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow, a dieta consiste em eliminar todos os alimentos que contêm glúten, uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia. A dieta é essencial para pessoas com doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten. 

No entanto, segundo a Associação Dietética Britânica, não há comprovação científica de que ela, por si só, provoque a perda de peso. Ou seja, eliminar o glúten não significa estar livre de calorias e que uma pessoa possa comer a quantidade que quiser de substitutos dos alimentos com a proteína.


04- 'Alcorexia'


Acredita-se que essa dieta é seguida por muitas modelos, que preferem consumir pouquíssimas calorias durante a semana para compensar o álcool ingerido aos finais de semana. Ou seja: quanto menos comerem no dia, mais poderão beber nas festas sem ultrapassar o limite de ingestão calórica imposto para que consigam manter-se magras. “

Seguir essa dieta é uma loucura, já que você não obterá as calorias, vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa para sobreviver e funcionar. Essa é uma dieta preocupante que pode acabar causando um dano imenso ao corpo”, diz a lista da Associação Dietética Britânica.


05- Dieta Dukan


A dieta ficou conhecida principalmente após ter sido associada à magreza de Kate Middleton. Trata-se de uma alimentação restritiva elaborada em quatro fases, que vão desde a ingestão de apenas proteínas durante alguns dias até uma dieta “normal”, mas com poucas calorias. 

Como é muito restritiva, a dieta causa a perda de peso rápida, mas também provoca falta de energia, prisão de ventre e mau hálito. Além disso, as pessoas precisam tomar suplementos vitamínicos para evitar a desnutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para fazer seus comentários!

AddToAny