10 fatos que fazem de Neymar nossa esperança para 2014

A seleção brasileira vai disputar a próxima Copa do Mundo em casa, sob pressão enorme para levantar o hexa – e um jovem craque de cabelo moicano é a principal esperança da torcida.

 10. Ele tem tudo para chegar na Copa voando baixo
 Hoje com 19 anos, Neymar terá 22 em 2014. Depois de arrumar algumas confusões, ele tem amadurecido bastante nos últimos meses, e está sendo submetido a um cuidadoso tratamento de fortalecimento muscular – o que permitirá que ele não caia tantas vezes nas divididas com os zagueiros. Terá disputado Copa América e Copa das Confederações, e possivelmente trocado o Santos por um gigante do futebol europeu. Apesar de jovem, ele pode chegar a 2014 no seu melhor momento.

 9. É um daqueles jogadores que conquistam a torcida
 Para muitos, encarar a missão de disputar a Copa em casa será uma encrenca, por causa da cobrança excessiva e da expectativa altíssima da torcida. Mas nesse aspecto Neymar é um belo trunfo para a seleção – afinal, mesmo hoje, sem ainda ter chegado ao nível de outros craques históricos do Brasil, o atacante atrai legiões de torcedores às partidas, mesmo quando o jogo não empolga e coloca o público do lado de sua equipe.

 8. O Brasil nunca ganhou uma Copa sem ter um craque
 Algumas seleções já venceram Mundiais com a força do conjunto, sem ter um jogador considerado craque indiscutível. E talvez tenha sido justamente disso que o Brasil de Dunga sentiu falta na última Copa – Kaká, o único que pode ser encaixado nessa categoria, estava em péssima condição física. Como Pelé em 1958, Garrincha em 1962, Pelé em 1970, Romário em 1994 e Ronaldo em 2002, Neymar pode ser ponto de desequilíbrio numa competição que promete ser mais que difícil.

 7. Ele poderá ter aliados importantes ao seu lado
 O grande parceiro de Neymar nos gramados é o meia Paulo Henrique Ganso, seu colega de Santos. E o técnico da seleção, Mano Menezes, já avisou que enxerga no camisa 10 santista o principal candidato a ser o maestro do time em 2014. Se os dois chegarem à Copa, Neymar tem tudo para sentir-se mais do que à vontade na equipe. Outros jogadores cotados para aparecer no time são Elano, seu escudeiro no Santos, e Lucas, com quem formou uma dupla afinada na seleção sub-20.

 6. Vai participar de toda a preparação para a Copa
 Neymar estreou na seleção brasileira junto com o técnico Mano Menezes, no primeiro jogo depois do fim da era Dunga. Desde então, tornou-se uma referência do time. Ele também poderá disputar  a enorme maioria dos amistosos até a Copa. Mais confortável vestindo a camisa amarela e mais entrosado com o grupo de Mano, impossível.

 5. Já tem boa identificação com a camisa amarela
Um clichê famoso no futebol é o de que existe jogador “de time” e jogador “de seleção”. O primeiro tipo é o que não consegue repetir o futebol que apresenta em seu clube quando veste a camisa da seleção. Alguns jogadores que ficaram com essa marca foram Ademir da Guia, Raí e Ronaldinho Gaúcho. Mas Neymar usa a camisa amarela desde as categorias de base. Na seleção principal, já assume a responsabilidade, chama o jogo e não se esconde, apesar da pouca experiência.


 4. Deverá jogar num time montado sob medida para ele
 Mano Menezes sempre gostou de usar uma formação tática com três meias e três atacantes – dois deles, abertos pelos lados do campo, armando e atacando. Pois essa é justamente a função ideal para Neymar. Quando notou que Neymar era sua grande arma, o técnico da seleção se convenceu de vez de que essa formação é a ideal para o Brasil. Ainda que mude de ideia, Mano dificilmente mexerá no papel reservado a Neymar em campo. Na seleção, ele deve jogar sempre como gosta.

 3. Pode não estar num dia bom, mas decide partidas
 Neymar ainda está no começo da carreira, mas já mostrou que faz parte daquele restrito grupo de jogadores que podem resolver um jogo mesmo quando estão num dia ruim ou numa fase pouco inspirada. Entre os outros candidatos a craque do Brasil na Copa de 2014, há outros ótimos valores – como Ganso, Pato e Lucas. Em alguns quesitos, esses três podem ser até melhores que Neymar. Mas nenhum deles já mostrou tamanho poder de decisão e tanta capacidade de mudar um jogo.

 2. Ele é marrento, mas sabe lidar com os holofotes
 Muita gente diz não engolir o estilo exibido e vaidoso de Neymar. Dentro e fora do gramado, ele é craque também no quesito marra – gosta de estar no centro das atenções, de ser o protagonista, de aparecer mais que os outros. Mas é inevitável dizer: Neymar gosta dos holofotes porque sabe lidar com eles, e tira de letra estar em primeiro plano. Isso é ótimo para a seleção – que quase sempre se deu bem com craques de personalidade, que não fogem da responsabilidade.

 1. De novo, o nosso grande craque está perto do gol
 As campanhas da seleção brasileira nos Mundiais de 2006 e 2010 foram decepcionantes não só pelo resultado, mas principalmente pelo futebol que nossa seleção mostrou. E nessas duas Copas, os destaques do Brasil foram defensores e meias ofensivos. Na África do Sul, por exemplo, a seleção chegou com o goleiro Júlio César como estrela. Já era tempo de a seleção voltar a ter um atacante como principal jogador – como aconteceu em todas as cinco vitórias do país em Copas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para fazer seus comentários!

AddToAny